Sobre

Mateus Gomes Almeida (Campos dos Goytacazes, Brasil, 1993), advogado graduado em Direito pela UCAM Campos, foi pesquisador colaborador no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LEEA/UENF). Graduando em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atua como pesquisador, fotógrafo e artista independente.
Participou de exposições coletivas e foi premiado em festivais de fotografia como o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia - Sesc DF, no ano de 2017 sendo finalista; Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, recebendo menção honrosa na categoria ensaio no ano de 2019; FestFoto Porto Alegre 2020 como finalista; foi vencedor do II Encontro de Fotografia Criativa de Maceió -"FotoSururu 2020" e recebeu o prêmio Revelação - Leitura de Portfólio FotoRio 2020. Também em 2020 participou da exposição da Maratona Fotográfica na programação do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, em 2021 expôs no Covilhã Photofestival em Portugal e em 2023 foi 2º colocado no Prix Photo Aliança Francesa.
Seus trabalhos Integram os acervos do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Coleção Joaquim Paiva/MAM-RJ) e da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes - RJ.